Haiti: Ban Ki-moon desiludido com comunidade internacional

  • há 8 anos
O secretário-geral da ONU mostrou-se “desiludido com a resposta da comunidade internacional” à tragédia no Haiti.

#UNSG Ban Ki-moon:I urge all friends of Haiti around the world to step up and provide the resources the people of Haiti so desperately need pic.twitter.com/2aGAAC7HUk— Nations Unies Haïti (@UNHaiti) 15 de outubro de 2016

Em visita a Port-au-Prince, a capital haitiana, Ban Ki-moon, mostrou-se perturbado com a “absoluta devastação” causada pelo furacão Matthew e afirmou estar a criar um fundo de ajuda às vítimas:

“Vamos mobilizar todos os recursos e apoio médico possível para, em primeiro lugar, prevenir e parar esta epidemia de cólera, em segundo, apoiar as famílias”, afirmou Ban Ki-moon.

.UN Secretary-General in Les Cayes #Haiti to see first hand the damage done by #HurricaneMatthew & speak to those affected pic.twitter.com/A44B0r3SO0— United Nations Photo (UN_Photo) 15 de outubro de 2016

A passagem do furacão pelo país matou, pelo menos 546 pessoas e fez mais de 175 mil desalojados. Mas, neste momento, há 1,4 milhões de pessoas a precisar de assistência urgente.

#UNSG Ban Ki moon em #Haiti: A UN continua a estar junto com o povo do Haiti após o furacão #Matthew https://t.co/BmRckjmMy9 pic.twitter.com/fiJ9zGBzsw— MINUSTAH (MINUSTAH) 15 de outubro de 2016

Uma tragédia que acontece quando o país não tinha ainda recuperado, totalmente, do devastador sismo de 2010 que matou mais de 200 mil pessoas.

Na altura a ajuda internacional que chegou ao país não foi bem gerida e acabou por não chegar, como devia, às vítimas da catástrofe.

As Nações Unidas pediram à comunidade internacional 120 milhões de dólares para ajudar o país que enfrenta a pior crise humanitária dos últimos 6 anos. Até agora foram angariados cerca de 12% dos fundos necessários.

Recomendado