• há 7 anos
O barroco na ilha de Malta que viveu a quinta edição do festival internacional de música barroca. Este estilo de música teve início no século 16, por volta da mesma altura foram colocadas as primeiras pedras em Valletta.

“Quando me perguntam o que é o Barroco – respondo que está no nosso DNA, por todo o lado, somos uma nação barroca, temos uma capital barroca, as cidades e vilas têm igrejas barrocas, maravilhas arquitetónicas barrocas – mas nunca tínhamos transportado isto para a música. Há 10 anos só se falava de Bach, Vivaldi, Händel e Scarlatti. Ainda estamos numa jornada de redescoberta, neste momento”, diz Kenneth Tabona, o diretor do festival.

A orquestra italiana Cavalieri é considerada como sendo um dos melhores grupos barrocos de Itália e teve honras de abertura do festival. Quatrocentos anos depois, a música barroca ainda tem uma forte presença no século XXI.

Valletta Baroque Festival – an event that shows Baroque music continues to fascinates musicians and music lovers. #malta #baroquemusic pic.twitter.com/d58aUHBL6L— Branko Markovic (@BrankoMarkovic8) January 13, 2017


Era o género de música característico da aristocracia europeia até ao século 18 – quando se tornou popular entre todas as franjas da sociedade. Um dos destaques da abertura do festival foi a presença da Orquestra Correspondances de Lyon na impressionante catedral de São João. Esta catedral é considerada um dos melhores exemplos de arquitetura barroca na Europa.

O festival é agora um dos destaques culturais da ilha. A orquestra de Lyon teve um sucesso notável entre os aficionados da música barroca. Com todos os impressionantes edifícios barrocos, esta cidade é a plataforma perfeita para apresentar a diversidade da música barroca a um vasto público.

Recomendado