Donald Trump oficializa posição ambiental dos EUA perante o planeta

  • há 7 anos
Donald Trump vai anunciar esta quinta-feira se os Estados Unidos da América (EUA) se comprometem com o planeta ou se rejeitam o Acordo de Paris contra as alterações climáticas.

Fonte próxima do processo antecipou quarta-feira a alegada preparação da Casa Branca para se retirar do tratado ecológico assinado por Barack Obama.

Num “twit” publicado quarta-feira à noite, já madrugada na Europa, Trump prometeu para as 15:00 horas, na Casa Branca (20:00, em Lisboa) a nova posição dos EUA perante o acordo celebrado em dezembro de 2015 por mais de 190 países e já ratificado por mais de 140, incluindo pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama.

I will be announcing my decision on Paris Accord, Thursday at 3:00 P.M. The White House Rose Garden. MAKE AMERICA GREAT AGAIN!— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 1 de junho de 2017


Perante o eventual recuo dos Estados Unidos, a União Europeia lembrou que, à luz do texto do acordo, a saída dos EUA terá de passar por uma negociação que poderá demorar dois a três anos.





Os EUA são atualmente o maior poluidor do planeta, com a China não muito longe, mas o governo de Pequim está alinhado com o Acordo de Paris e já se comprometeu com um forte investimento nas energias renováveis.

Por outro lado, Washington, e sobretudo Donald Trump, tem vindo a levantar os bloqueios aos combustíveis fósseis sob a justificação da criação de empregos.

Press release: MEPs back national carbon cuts under #ParisAgreement: https://t.co/4fXsxsacK9 pic.twitter.com/pxSfNeMzNi— EP PressService (@EuroParlPress) 30 de maio de 2017

Recomendado