Melhor e Mais Justo: Combate ao Desperdício

  • há 6 anos
Por ano, em todo o mundo, um bilhão e trezentos milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo. Os dados sobre essa assombrosa montanha do desperdício, foram recém-divulgados pela FAO -- Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
As perdas econômicas representam cerca de 750 bilhões dólares por ano. As sociais e ambientais são praticamente imensuráveis.
Esses alimentos, perdidos na produção, armazenamento e transporte e também desperdiçados nos pontos de venda e nos domicílios, poderiam ser redirecionados para 1 bilhão de famintos do planeta; poderiam ainda diminuir a pressão sobre recursos naturais como água, terra e energia; além de reduzir a necessidade de uso de herbicidas, pesticidas e fungicidas na agricultura.
O Melhor e Mais Justo debate as ações e políticas capazes de aperfeiçoar o sistema da cadeia alimentar nacional e internacional, e como envolver governos, iniciativa privada e a sociedade civil nesse processo.

Convidados:
Rosana Perrotti: Coordenadora da Plataforma Sinergia
Manoel José da Silva (Adelsom): Secretário de Segurança Alimentar de Diadema
Ivan Baldini: Diretor do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares, de São Paulo
Tatiana Tucunduva Philippi Cortese : Doutora em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Recomendado