• há 6 anos
Muitas pessoas gostam de usar textos da igreja adventista e os textos de Ellen White, para definir que o termo sabatismos contido em hebreus 9:4 não é referência a santificação do sétimo dia da semana. A questão não esta vinculado ao termo sabatismo e sim o termo descanso, ou repouso. Em grego temos "sabatismos", mas os textos de Ellen se referem a outro texto que envolve Hebreus 4:8. Aqui temos o termo grego "katapauos", ora temos portanto dois versos um com "sabatismos", outro com "katapauos",.
A questão é o que um e outro querem dizer usando termos diferentes? Devemos entender que dependendo do significado temos que Hebreus 4:3 define o termo "é que entramos no descanso", aqui temos o termo "entramos", no grego, é um verbo do presente passivo ou ativo do indicativo da primeira pessoa do plural. E temos o termo "temos crido", verbo segundo aorista na voz passiava infinitivo plural masculino. O que define que o termo envolve o substântivo "entramos", é presente e não futuro.
Mas tambem temos o texto de Hebreus 4:5, que usa o termo "entrarão no meu descanso", ora agora temos o presente, e o futuro, no texto. Ou seja temos uma dualidade de períodos para o descanso. Dessa forma temos dois descansos determinados um para o futuro e outro para o presente.
Dessa forma se falar do descanso para futuro esta correto, e se determinar o descanso para o presente também esta correto, a questão envolveria qual descanso eu determino escolher a falar. No caso a Igreja Adventista prega o advento, seria normal falar sobre o descanso futuro, ai podemos pegar diversos textos de Ellen White, com referência ao descanso futuro, e podemos observar , com referência a repouso presente. No presente Ellen cita o descanso como trabalhar na obra de Deus, o que podemos fazer o paralelo com Isaías 58:13 e 14. Em outro texto de Ellne, ela cita "não vai encontrar descanso espiritual nesta vida nem na vida futura", novamente temos as duas posições futuro e presente. O que temos o paralelo do verso João 5:16,17, que deve estar em acordo com Isaías 58:13 e 14, pois Jesus não poderia violar a lei, e disse "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também", devido a isto o texto de Ellen, esta correto com os versos 11,13, quando diz "Aqueles que estão dispostos a dar ao Senhor, fiel e sincero serviço, de amor não vão encontrar descanso espiritual nesta vida nem na vida futura.", ou seja o trabalho de Jesus no sétimo dia é "dar ao Senhor ,fiel e sincero, serviço de amor", o que equilibra totalmente que Jesus ao sábado trabalha e seu Pai trabalhava em "sincero serviço, de amor".

Recomendado