A HISTÓRIA DE GENIVAL LACERDA

  • há 3 anos
Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931, Genival Lacerda lançou o primeiro disco aos 25 anos, estreando uma parceria com João Vicente, em Coco de 56, e com Manoel Avelino, em Dance o xaxado. Desde então, não parou mais e, quase a cada ano, lançava algo novo. Seu maior sucesso, Severina Xique Xique, foi gravado em 1975, no LP Aqui tem catimberê, que vendeu 800 mil cópias. O hit tem a picardia dos versos de duplo sentido —típicos no estilo cantado e consagrado por Genival— e traz, ao mesmo tempo, a resistência da personagem-título às investidas amorosas e apelos interesseiros de Pedro Caroço. Em 2017, a música ganhou uma releitura da banda Pato Fu para o álbum Música de brinquedo. Com reverência ao arranjo original, o grupo incluiu um coro de crianças e o toque de uma galinha de borracha no lugar da tradicional zabumba para simular a batida do xote.

Dentre outros sucessos, podemos destacar "Radinho de pilha", "Mate o véio", "De quem é esse jegue", e “Procurando Tu”, canções que consolidaram o estilo bem humorado do "seu Vavá", como também era conhecido.

Na época em que o forró começou a fazer mais sucesso no Sudeste, Genival foi um dos grandes expoentes do gênero. Incentivado por Jackson do Pandeiro, ele mudou-se para o Rio de Janeiro, levando sua irreverência, o característico chapéu branco —ou de bolinhas coloridas— e a dança pela qual era conhecido: o movimento de segurar a barriga enquanto se balança. O gesto pretendia imitar, de forma exagerada, os passos dos casais ao bailar o xote e o xaxado.

O forró malícia e a estética chamativa de Genival foram precursores de artistas de outros gêneros e regiões, como os Mamonas assassinas, que também fizeram sucesso nos anos 1990, apostando na comédia, com letras de duplo sentido, e figurino espalhafatoso. Quando questionado sobre as referências sexuais em suas canções, Genival costumava responder: “Música não é putaria, putaria é outra coisa! Isso é duplo sentido”.

Carismático e sempre com um sorriso no rosto, Genival chamava de amigos cantores como Fagner, Fafá de Belém ou Ivete Sangalo.

Para a tristeza de sua imensa legião de fãs por todo o Brasil, o cantor Genival Lacerda morreu na manhã da quinta-feira, 7 de janeiro de 2021, aos 90 anos incompletos, vítima de complicações da Covid-19.
__________________________________
Produção e Locução: Valdir França
Gestão do Canal: Mídiaplay
Jornalista/Editor Responsável: Valdir França - MTB/RS 19.605
__________________________________
#genivallacerda
#severinachiquechique
#radinhodepilha
#mataoveio
#dequemeessejegue

Recomendado