• há 3 anos
Fernando Pessa, um nome do jornalismo que a morte não apagou.
Fernando Pessa faleceu a 29 de Abril de 2002 no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, poucos dias depois de completar 100 anos.
Depois de 80 anos de trabalho, Fernando Pessa foi não só um exemplo de longevidade, mas também de competência e boa disposição.
Tendo nascido em Aveiro nos idos de 1902, filho de um médico, Pessa passou os primeiros anos em Penela e em Coimbra. Sem ter completado a Universidade, empregou-se primeiro num Banco e depois numa Companhia de Seguros, até que concorreu para a Emissora Nacional onde ficou a trabalhar até ir para a BBC, em Londres.
Em Inglaterra apanhou o período da II Guerra Mundial, e de lá fez inúmeras transmissões para Portugal. De volta a Lisboa, passou a trabalhar no Rádio Clube Português e depois na RTP, onde ingressou como efetivo em 1976. Já com uma idade avançada continuou a fazer reportagens inconfundíveis quase até ao dia da sua morte.
Neste documentário, Fernando Pessa faz o balanço da sua carreira, balanço esse entremeado com depoimentos, trabalhos feitos, e algumas curiosidades, como a do próprio a cantar o fado.
Fernando Pessa, fica para a história do jornalismo português como um símbolo, um mito, um homem do tamanho do Século.

Recomendado