Papa na Audiência: “Um bom discípulo é vigilante

  • há 2 anos
Ao longo das últimas semanas, Papa Francisco concentrou sua catequese semanal em diferentes aspectos do discernimento, desde a oração, o autoconhecimento, o desejo e o "livro da vida"; até a desolação e o consolo, a questão do discernimento; e, mais recentemente, a confirmação que acompanha as escolhas feitas.

Na Audiência Geral de hoje (14/12), o Santo Padre focalizou suas reflexões sobre a importância da vigilância. Ele advertiu que, "se não houver vigilância, há um risco muito alto de que tudo esteja perdido". Este risco não é principalmente psicológico, mas espiritual, "uma verdadeira armadilha para o espírito maligno", que espera até que nos tornemos complacentes a fim de nos ludibriar.

A respeito da passagem bíblica escolhida para a Audiência, Papa Francisco observou que naquela curta parábola, o espírito impuro, tendo sido expulso de casa, retornou com sete espíritos ainda piores do que ele. "Como é possível que eles entrem sem serem perturbados", perguntou o Papa. Ele então explicou que isto aconteceu porque o proprietário da casa havia se tornado complacente, apaixonado por si mesmo, e "havia parado de esperar pelo Senhor".

Confira trecho da Audiência Geral em nosso vídeo

Recomendado