Força Nacional começa a atuar na reserva indígena yanomâmi

  • ano passado
Cem policiais da Força Nacional chegaram a Boa Vista, capital de Roraima, ontem, para atuar com agentes do Ibama e da Funai na defesa da Terra Indígena Yanomami, com apreensão e destruição de aeronaves, dragas e outros materiais usados por garimpeiros, além da expulsão dos invasores. Os agentes chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira e atuarão, inicialmente, na proteção das bases da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e na segurança dos 68 polos de atendimento médico dentro do território indígena. A base dos policiais em Boa Vista ficará em alojamento no parque de Exposições Dandãezinho, região do Monte Cristo, zona rural da cidade, espaço do governo do estado. Em 20 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou “emergência em saúde pública de importância nacional” e criou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), responsável por coordenar as medidas para resolver a crise.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/02/09/interna_politica,1455262/forca-nacional-comeca-a-atuar-na-reserva-indigena-yanomami.shtml

Ontem, os ministros da Defesa, José Múcio, e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também desembarcaram na Base Aérea de Boa Vista. Eles cumprem uma série de agendas no estado. Na primeira parte da viagem, eles visitaram a Base da Operação Acolhida, que recebe os imigrantes venezuelanos, incluindo visita ao posto de recepção, ao Centro de Coordenação de Interiorização e aos abrigos. Em seguida, fizeram vistoria na Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai), também na capital. Hoje, ambos embarcam para uma visita ao polo de Surucuru, que é um dos centros de referência no território. O local fica a cerca de 1h30min de voo da capital do estado. Eles retornam a Brasília no mesmo dia.

A FAB iniciou a reabertura parcial do espaço aéreo sobre a terra indígena para permitir a saída coordenada e espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região. A medida começou a vigorar na segunda-feira e vai durar a próxima segunda-feira (13/2). Segundo a FAB, foram criados três corredores aéreos. As aeronaves terão autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos. As novas regras foram normatizadas pela FAB por meio de Notam, sigla em inglês para Notice to Air Missions, que informa à comunidade aeronáutica sobre a operação.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:

Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ https://www.instagram.com/superesportesmg/
Twitter - https://twitter.com/em_com/ https://twitter.com/SuperesportesMG
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas / https://www.facebook.com/SuperesportesMG

#Yanomami #Garimpo #ForçaNacional #Ibama

Category

🗞
News

Recomendado