• ano passado
A influência de Alexandre - O Grande, no pensamento, filosofia e religiões globais.
O arqueólogo Tony Spawforth sai em busca do legado de Alexandre, o Grande, e investiga a contribuição do guerreiro grego para o pensamento ocidental, assim como a sua visão de um mundo unificado e civilizado. Tal era o seu poder que a sua influência prevalece ainda hoje nas nossa vidas. No entanto, há muito sobre ele que ainda não sabemos.
A arqueóloga grega Liana Souvaltzis escava sob o olhar atento dos media mundiais. Durante anos, ela procurou um dos grandes mistérios da história antiga - o local do descanso final de Alexandre, o Grande. Vasculhando as montanhas e vales do remoto deserto ocidental do Egipto, ela prossegue a sua demanda, apesar do ceticismo universal. No entanto, o trabalho de Liana está a despertar o interesse de novos académicos, ajudando a descobrir novas pistas sobre este extraordinário líder.
O legado de Alexandre está na base do conceito de que um homem também pode ser um deus. Por causa do vasto império que ele estabeleceu, esta ideia influenciou muitas religiões e culturas. O budismo e o cristianismo compartilham a crença num deus-homem e nos escritos islâmicos as conquistas de Alexandre são usadas, como um precedente para a busca de Maomé e para a criação do reino de Deus na terra.
Este documentário é uma viagem fascinante aos tempos antigos, que separa a verdade da lenda e mostra como a visão de um homem, mudou o próprio curso da história.