• há 2 anos
Um homem chamado Genivaldo de Jesus Santos, de 43 anos, faleceu após um incidente com a Polícia Rodoviária Federal em Umbaúba, Sergipe, Brasil, em 25 de maio de 2022. O relatório de autópsia afirma que a causa da morte foi asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

Vídeos circulando nas redes sociais mostram Genivaldo algemado no chão por dois policiais e depois colocado no porta-malas de um veículo policial. De acordo com relatos, foi visto fumaça saindo do veículo, o que pode ter causado sua morte por intoxicação.

Familiares afirmam que Genivaldo tinha problemas de saúde mental e havia informado aos policiais sobre sua condição durante o incidente. Wallyson de Jesus, sobrinho da vítima, afirmou que pediu insistentemente para a polícia acalmar seu tio, mas seus apelos foram ignorados.

Apesar de ter sido levado para um hospital local, Genivaldo não sobreviveu. A Polícia Rodoviária Federal iniciou uma investigação interna para determinar a conduta dos policiais envolvidos. Em comunicado, o órgão mencionou que foram utilizadas técnicas de imobilização e instrumentos menos letais para conter a vítima, que supostamente estava se comportando de forma agressiva.

Recomendado