Haddad: agronegócio vai perder dinheiro sem mercado de carbono

  • há 11 meses
O ministro da Fazenda, Fernado Haddad (PT) disse, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (29/09), que o agronegócios e os ruralistas vão "perder dinheiro" se não regular o mercado de carbono, após adiar mais uma vez a votação do PL no Senado Federal. O ministro ressltou que o Brasil não pode ficar afastado da pauta ambiental mundial e disse que vai se empenhar para aprovar a proposta no Congresso.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2023/06/06/internas_economia,1503771/mercado-de-carbono-avanca-no-senado-federal-com-projeto-de-lei.shtml

O projeto de lei, proposto pelo ex-senador e atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN), visa regulamentar e definir os conceitos relacionados ao armazenamento de carbono. O texto também incentiva a adoção de tecnologias para a captura, transporte e armazenamento permanente de CO2, bem como estimula o uso do dióxido de carbono como insumo ou matéria-prima para fins comerciais, industriais ou de prestação de serviços.

Os senadores acreditam que a comercialização do CO2 pode gerar cerca de US$ 20 bilhões por ano em receitas para o Brasil, contribuindo para a meta de neutralização das emissões de carbono até 2035 e colaborando no âmbito global para enfrentar as mudanças climáticas. O relator do projeto destacou que a regulamentação das atividades de armazenamento permanente de CO2 em reservatórios subterrâneos representará um marco positivo para a descarbonização da economia nacional, atraindo investimentos e gerando emprego e renda.

Campos ressaltou ainda que a regulamentação desse mercado envolve também a geração de energia com emissões negativas de gases do efeito estufa, algo que faz parte da transição a ser realizada por cada país. O mercado de carbono, por exemplo, auxilia na implementação de metas como as do programa Carbono Neutro MT, que busca neutralizar as emissões de carbono nas atividades econômicas do Mato Grosso até 2035.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#haddad #meioambiente #agronegócio #economia

Recomendado