Mais um Porta Aviões para a Turquia Marinha Turca em Ascensã

  • há 6 meses
Após o sucesso do TCG Anadolu, a Turquia está determinada a construir um porta-aviões independente para atender às suas necessidades estratégicas no Mediterrâneo. O Comitê Executivo da Indústria de Defesa do país tomou a decisão de iniciar este ambicioso projeto em colaboração com a Espanha, semelhante à parceria bem-sucedida no desenvolvimento do TCG Anadolu, concebido como uma Doca de Helicópteros de Pouso (LHD)/Navio de Assalto Anfíbio.


O TCG Anadolu é um navio de assalto anfíbio multifuncional (LHD), que combina as características de um porta-aviões com as de um navio de desembarque. Ele possui um convés de vôo e um hangar para acomodar aeronaves, mas também possui uma doca alagável que pode ser usada para lançar e recuperar embarcações de desembarque, como hovercrafts e barcos de assalto anfíbio.

Originalmente, o Anadolu foi projetado para operar caças F-35B, mas a Turquia foi excluída do programa F-35 em 2019. Como resultado, o navio foi convertido para operar drones de combate não tripulados (UCAVs), como o Bayraktar TB


No ano passado, a Marinha Turca oficialmente recebeu o imponente "TCG Anadolu", pesando 27 mil toneladas e construído com mais de 70% de componentes locais. Inspirado no design LHD do "Juan Carlos" da Marinha Espanhola, o TCG Anadolu pode transportar um batalhão completo de tropas, 30 veículos blindados ou 45 veículos, além de abrigar 12 tipos diferentes de helicópteros em seu hangar.

Devido à exclusão da Turquia do programa F-35, o país está considerando implantar aeronaves não tripuladas, como o drone Bayraktar TB3 e o veículo aéreo de combate não tripulado "Kizilelma", desenvolvidos pela Baykar Technology, esperando transportar até 80 dessas aeronaves não tripuladas no "TCG Anadolu".

Num cenário mais amplo, as exportações aeroespaciais e de defesa da Turquia alcançaram um recorde de 5,5 bilhões de dólares, com um aumento notável de 27% em relação ao ano anterior. As principais empresas impulsionando esse sucesso incluem a Baykar, líder em drones, as Indústrias Aeroespaciais Turcas, e a Roketsan, conhecida pelos seus mísseis.

Entre os 10 principais exportadores, empresas como Aselsan, Turkish Aerospace Industries e Roketsan foram reconhecidas internacionalmente, figurando na lista dos 100 melhores do mundo relacionados à defesa.

Roketsan, por exemplo, é conhecida pela família de munições MAM, amplamente utilizada por plataformas não tripuladas como as da Baykar e TAI. Além disso, a Samsun Yurt Savunma, empresa-mãe da Canik Firearms, e a Ram Dis Ticaret, desempenhando um papel crucial nas exportações da Otokar, também merecem destaque.

Recomendado