• há 2 meses
Natal (RN) – Um caça Northrop F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22) em Parnamirim, na Grande Natal. A aeronave, de matrícula FAB 4866, havia decolado da Base Aérea de Natal e participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, maior exercício aéreo da América Latina.

De acordo com informações preliminares, o F-5 apresentou problemas nos motores logo após deixar o solo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram labaredas saindo da aeronave antes da queda. O piloto, contudo, conseguiu se ejetar a tempo e foi resgatado por uma aeronave Airbus H225M Caracal da FAB. Segundo relatos iniciais, o aviador está bem e teria reportado fogo no motor e emitido sinal de emergência “MAYDAY” antes de acionar o sistema de ejeção.

A queda do caça causou uma grande explosão e uma densa coluna de fumaça, mas não atingiu nenhuma residência. A FAB já iniciou uma investigação para apurar as causas do incidente.

O F-5 Tiger II é um caça supersônico de origem norte-americana, utilizado pela FAB desde a década de 1970. A aeronave é empregada em missões de interceptação, ataque aéreo e reconhecimento.

A Operação Cruzeiro do Sul, prevista para novembro, reúne aeronaves e pilotos de diversos países para treinamentos e simulações de combate aéreo.

Recomendado