• ano passado
Para se ter acesso a receitas décadas atrás era preciso ler livros, revistas ou até mesmo folhear aquele caderno de receitas de família. Porém, anos depois, a chegada da televisão mudou esse jogo com a criação e consolidação de uma série de programas de TV especializados neste assunto, tanto na TV aberta, mas principalmente na TV por assinatura, inclusive, com o nascimento de canais específicos para esse tipo de conteúdo.

A revolução do consumo de conteúdo gastronômico não parou por aí. O advento da internet e, especialmente, das redes sociais, como YouTube e posteriormente Instagram e TikTok, não só democratizou o acesso à informação relacionada a alimentação, para parte da população com acesso a rede, como ampliou as formas de engajamento com esse tema.

O chef de cozinha, cantor e jurado do Masterchef Brasil, Henrique Fogaça, a confeiteira e criadora de conteúdo Ju Ferraz, e a jornalista especializada em vinhos e editora executiva da Gama Revista, Isabelle Moreira Lima, analisam a transformação pela qual a criação e consumo de conteúdo de gastronomia passou ao longo dos anos e como isso teve impacto no comportamento das pessoas.

Recomendado