• ano passado
O Paraná se prepara para enfrentar dias de fortes chuvas e tempestades, com risco de alagamentos e outros transtornos. Um novo sistema frontal, que se origina no Rio Grande do Sul, avança pelo estado a partir desta sexta-feira (6), trazendo consigo umidade e instabilidade.

Ao longo da sexta-feira, o tempo estará abafado em todo o estado, com altos índices de umidade, condições ideais para a formação de nuvens de tempestade. As pancadas de chuva, acompanhadas de raios e trovoadas, devem ocorrer ao longo de todo o dia, com maior intensidade entre a tarde e a noite.

A partir do final de semana, um sistema frontal estacionário se estabelece sobre o Paraná, intensificando ainda mais as condições de instabilidade. A previsão é de chuvas fortes e persistentes, com possibilidade de tempestades, raios e ventos fortes em todo o estado.

O volume de chuva esperado é elevado, com destaque para a metade sul do Paraná, onde podem ocorrer acumulados superiores a 150 milímetros. Os setores mais ao norte também registrarão chuvas significativas.

Diante desse cenário, o risco de alagamentos e enchentes é alto, principalmente em áreas com drenagem precária e em locais próximos a rios e córregos. A Defesa Civil alerta para a necessidade de atenção redobrada e recomenda que a população evite cruzar rios e córregos, não se abrigue sob árvores e evite áreas de risco.

Recomendado