• anteontem
Muan, Coreia do Sul – Um trágico acidente aéreo chocou a Coreia do Sul neste domingo (29), com a queda de um avião da Jeju Air no aeroporto de Muan, no sudoeste do país. Segundo informações preliminares dos bombeiros, 179 pessoas perderam suas vidas na tragédia.

O Boeing 737-8AS, proveniente de Bangkok, na Tailândia, transportava 175 passageiros e seis tripulantes quando, por volta das 9h07, tentou pousar no aeroporto de Muan. De acordo com as autoridades aeroportuárias, o avião enfrentou dificuldades na primeira tentativa de pouso devido a um problema no trem de aterrisagem, possivelmente causado pela colisão com um pássaro.

Ao tentar um pouso forçado, a aeronave não conseguiu reduzir a velocidade a tempo, colidindo com um muro e incendiando-se. As equipes de emergência conseguiram resgatar apenas dois sobreviventes, um tripulante e um passageiro, dos destroços.

O chefe do Corpo de Bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun, afirmou em entrevista coletiva que a causa provável do acidente foi uma combinação de colisão com aves e condições meteorológicas adversas. No entanto, uma investigação mais aprofundada será realizada para determinar as causas exatas da tragédia.

O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, ordenou a mobilização de todos os recursos para as operações de resgate e a polícia também enviou unidades para a área. Todos os voos domésticos e internacionais para o aeroporto de Muan foram cancelados.

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, expressou suas profundas condolências às famílias das vítimas e ordenou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que prestasse assistência imediata aos cidadãos tailandeses envolvidos no acidente.

Este acidente marca um dos maiores desastres aéreos da história da aviação sul-coreana. O último grande acidente aéreo no país ocorreu em 1997, quando um avião da Korean Airline caiu em Guam, matando todas as 228 pessoas a bordo.

As autoridades sul-coreanas estão trabalhando incansavelmente para investigar as causas do acidente e prestar assistência às famílias das vítimas. A comunidade internacional também expressou sua solidariedade ao povo sul-coreano neste momento de luto.

Recomendado