Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • há 5 dias
Dia da Memória do Holocausto: há 80 anos iniciava-se a guetização dos judeus húngaros

Em julho de 1944, os judeus das zonas rurais foram quase totalmente assassinados.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/04/16/dia-da-memoria-do-holocausto-ha-80-anos-iniciava-se-a-guetizacao-dos-judeus-hungaros

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00No dia da memória das vítimas do Holocausto na Hungria, foram realizados vários eventos em diferentes locais de Budapeste.
00:11Na sinagoga da Rua Dohany, a diretora executiva da Fundação March of the Living na Hungria afirmou que este era o dia em que se recordavam meio milhão de mártires, vítimas do antissemitismo e do ódio que queria destruir tudo o que é judeu.
00:24Durante as cerimónias, os nomes das vítimas foram ouvidos através de altifalantes, prestando desta forma homenagem à sua memória.
00:35Houve tempo ainda para o rabino-chefe húngaro rezar a oração judaica do Cádiz.
00:42No Museu do Holocausto da Cidade, o presidente da maior organização judaica húngara disse que a memória não é apenas tarefa e responsabilidade dos judeus,
00:51relembrando que a getização e a deportação foram uma ação organizada pelo Estado, apoiada também pelas grandes massas populares.
01:01Na Hungria, a getização dos judeus húngaros rurais começou há 80 anos, a 16 de abril de 1944, e logo seguida da deportação.
01:11Centenas de milhares de cidadãos húngaros inocentes foram deportados para campos de extremínio,
01:16sendo que em julho de 1944, os judeus das zonas rurais tinham quase desaparecido.

Recomendado