Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O judiciário da Espanha frustrou o governo Lula e negou a extradição do “patriota” Oswaldo Eustáquio. Por decisão unânime, os três juízes da Audiência Nacional espanhola decidiram que a conduta do militante bolsonarista não configurou crime. Os magistrados avaliaram, também, que o retorno de Eustáquio a solo brasileiro representaria “risco elevado de que a situação dele no processo penal do Brasil pode ser agravada por causa de suas opiniões políticas”.

Corte retirado do Brado Jornal desta quarta-feira, (16), transmitido às 8H no YouTube com a presença dos apresentadores Thimoteo Oliveira e Vanessa Moreira, e também dos comentaristas Pablo Sonate e Fernando Melo.

Assista o programa na íntegra: https://youtube.com/live/1QE3iouyOZQ

Siga @bradoradio nas redes sociais e acesse o site da @bradojornal para ler notícias em primeira mão.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E eu ainda ficava falando com as pessoas mais próximas, esse eustaque é corajoso, porque esse Moraes está indo para cima, deu no que deu, foi preso, tudo mais, foi agredido na cadeia, é uma situação complicadíssima, isso é conversa afiada, né, aquilo que a gente já falou 300 mil vezes, imagina, corrupção de menores, a filha dele é a filha que ficava usando a rede social, escrevendo algumas coisas na defesa do pai,
00:22o Moraes coloca que ele estava corrompendo menores, isso é um absurdo, né, corrupção de menores, tentativa de abolição do Estado, isso é uma grande mentira, eu já entrevistei o eustaque aqui, não sei como é que está a situação, a decisão da terceira sessão penal de audiência nacional diz que os fatos atribuídos ao eustaque estão conectados a condutas de natureza política, o que impede a entrega ao Brasil com base no tratado bilateral entre os dois países, e falando também sobre o mesmo assunto, 8 horas e 34 minutos.
00:52O ministro do STF, o Alexandre de Moraes, suspendeu nesta terça o pedido de extradição feito pela Espanha no caso do traficante de drogas, o búlgaro Vassil Gerdiov Vassilev, ele é condenado na Espanha, a decisão foi motivada pela recusa do país europeu em extraditar o jornalista Oswaldo Eustáquio, de 46 anos.
01:14Aí meu querido, o ministro citou, a negativa das autoridades espanholas se deu ontem, a justiça local entendeu que os atos atribuídos ao eustáquio tinham evidente conexão e motivação política, por estarem inseridos em ações promovidas por apoiadores de Bolsonaro e contrários ao governo do PT, do Lula.
01:35Moraes citou o princípio da reciprocidade previsto no tratado bilateral de extradição entre os dois países.
01:40Segundo o ministro, a recusa obstar a continuidade do presente procedimento em face do desrespeito ao requisito de reciprocidade entre Brasil e Espanha.
01:50É uma barbaridade, reciprocidade, a gente está falando de um traficante, um criminoso, o cara condenado com problema na Interpol.
01:59Olha o Moraes, olha a reciprocidade, colocando um jornalista que fazia críticas ao governo, que fazia denúncias, denúncias pesadas inclusive.
02:06O Eustáquio, para quem não se recorda, foi um dos primeiros jornalistas a fazer denúncias sobre o próprio imperador do Brasil, Alexandre de Moraes.
02:14O Eustáquio, isso em 2020, e eu ainda ficava falando com as pessoas mais próximas, esse Eustáquio é corajoso, porque esse Moraes está indo para cima.
02:24Deu no que deu, foi preso, tudo mais, foi agredito na cadeia, é uma situação complicadíssima.
02:29Hoje o Eustáquio continua na Espanha, com o asilo exilado politicamente, resguardado ali no governo espanhol, e o Alexandre de Moraes está dizendo que o traficante que a Espanha pediu a extradição, que está aqui no Brasil,
02:46agora no tratado de reciprocidade, ou seja, se a Espanha não quis extraditar o Eustáquio, eu também não vou extraditar o vagabundo aqui.
02:53Como se fosse a mesma coisa, isso é uma maluquice, é mais uma insanidade desse senhor que aparece aí no vídeo, para quem nos acompanha pelo YouTube,
03:02mais uma insanidade, mais uma loucura, que eu nunca vi algo parecido na história do Brasil.
03:09Eu não sei se na história nós tivemos um ministro, um agente do judiciário, que atua sem medo, avançando contra pessoas honestas, praticando injustiças.
03:26Eu não me recordo de outra pessoa da história do Brasil que faz o que o Moraes está fazendo.
03:32Uma hora a conta chega.
03:33Com certeza, Timóteo, é algo completamente desproporcional a gente tratar um traficante de drogas como dizer que não tem reciprocidade a um país solicitar a extradição de um traficante de drogas
03:56e a gente está falando de um jornalista.
03:59Eu tenho realmente assustador ver aonde chegamos com o Alexandre de Moraes e com a justiça brasileira.
04:11E, quando a gente faz todo um retrospecto do passado, recente, inclusive, do governo Bolsonaro,
04:19a gente vê que esse alavancar de poder que o Moraes conseguiu conquistar, ele foi uma semente plantada dentro do governo Bolsonaro.
04:33Uma semente de concessões.
04:35O Bolsonaro foi concedendo a tudo, até por medo de ações do Alexandre de Moraes, que ele nem tinha feito nada ainda.
04:43Por ele dizer que decretos tais eram ilegais, ele ia baixar o decreto, ao invés do Bolsonaro deixar o judiciário se expor naquele momento,
04:55utilizar o povo, a popularidade, para fazer um contraponto real, o Bolsonaro foi cedendo, cedendo, cedendo.
05:02E hoje estamos onde estamos.
05:04É, você já disse tudo, isso aí é realidade.
05:10Algo poderia ter sido feito lá em 2019, 20, 21, 22.
05:17Nada.
05:18Fizeram um acordo, deram um presente para ele, uma camisa do Corinthians, deu risadinha enquanto já existiam presos políticos.
05:24Impressionante que, nessa mesma época, os presos políticos que disseram, disseram, que ficaram tristes com a risada do Bolsonaro,
05:33são uns puxa-sacos hoje, vassalos do senhor Bolsonaro, que eu vou dizer para você, merecem mesmo, que nem o Bolsonaro.
05:39Para, para, para!
05:41Não vai embora, não.
05:42Você já é inscrito nesse canal da Brado?
05:45Pelo amor de Deus, inscreva-se agora.
05:47Youtube.com.brado.rádio.
05:49Mande para todo mundo nos grupos de zap que você faz parte.
05:53Um abraço.

Recomendado