Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
A guerra civil no Sudão chega à marca de dois anos sem qualquer perspectiva de um desfecho pacífico. O conflito entre facções militares já matou dezenas de milhares de pessoas e forçou o deslocamento de mais de 13 milhões de sudaneses. Considerada a pior crise humanitária do mundo na atualidade, a violência segue intensa e compromete o futuro do país. Veja a análise completa no JP Internacional.

Assista à íntegra em:
https://youtu.be/ZuFg7NIibhY

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

Threads:
https://www.threads.net/@jovempannews

Kwai:
https://kwai.com/@jovempannews

Canal no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JovemPanNews
#JPInternacional

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Guerra Civil no Sudão completou dois anos com dezenas de milhares de mortos e continua sem uma previsão de término pacífico.
00:08A reportagem é de Grieco Routes.
00:12O conflito devastador já matou dezenas de milhares de pessoas, deslocou cerca de 13 milhões de habitantes e desencadeou a pior crise humanitária do mundo, sem qualquer solução pacífica à vista.
00:24Os combates começaram em 15 de abril de 2023, entre o exército oficial comandado por Abdel Fattah al-Burhan e as forças de apoio rápido, lideradas por Mohamed Handan Daglo, ex-vice de Burhan.
00:39Em poucas horas, a capital Khartoum virou um campo de batalha, com cadáveres espalhados pelas ruas e centenas de milhares de civis em fuga.
00:47No mês passado, a retomada de cartão pelo exército representou uma virada simbólica após mais de um ano de derrotas.
00:55Muitos civis celebraram que consideraram uma libertação depois de meses sob o controle das FAR, grupo acusado de genocídio, saques e violência sexual.
01:05Reunidos em Londres, representantes de países do leste da África e da Europa anunciaram a mobilização de recursos equivalentes a mais de 5 bilhões de reais em ajuda humanitária para o Sudão.
01:19Nenhuma das partes em conflito participou do encontro.
01:22O comissário da União Africana para Assuntos Políticos, Paz e Segurança afirmou que não existe uma solução militar no Sudão e defendeu uma interrupção imediata e incondicional das hostilidades.
01:35Segundo ele, isso deve ser seguido por um diálogo inclusivo para acabar com a guerra.
01:40Apesar das perdas na capital, as forças de apoio rápido seguem avançando na região de Darfur, no oeste do país, e agora tentam conquistar El Fasher, a última capital regional ainda sob controle do exército oficial.
01:55A região enfrenta escassez extrema de alimentos e abrigos.
01:59O número de mortos segue incerto, já que o sistema de saúde colapsou, mas as estimativas apontam para cerca de 150 mil vítimas fatais.
02:08Ambos os lados do conflito são acusados de atacar civis, bombardear residências e bloquear o acesso à ajuda humanitária.
02:17Quase 25 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave e cerca de 8 milhões estão à beira da fome.
02:25No domingo, os paramilitares anunciaram a tomada do campo de deslocados de Zanzang, em Darfur, onde mais de 500 mil pessoas buscavam refúgio.
02:34Segundo a ONU, mais de 2 milhões de pessoas podem retornar à capital nos próximos seis meses, caso as condições de segurança e infraestrutura permitam.

Recomendado