Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • há 3 dias
A economia global crescerá 2,8%, pressionada pelas tarifas de Trump. A previsão para este ano foi divulgada nesta terça-feira pelo FMI, em um contexto de incertezas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A economia global vai crescer apenas 2,8% este ano devido à incerteza causada pelas tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelas retaliações de alguns países.
00:14A previsão do Fundo Monetário Internacional foi divulgada nesta terça-feira.
00:18Para os Estados Unidos, as tarifas representam um choque de oferta que reduz a produtividade e a produção permanente e aumenta temporariamente as pressões sobre os preços.
00:31Isso se soma a uma perspectiva já enfraquecida e nos leva a revisar o crescimento para baixo em 0,9 ponto percentual para 1,8%, com um rebaixamento de 0,4 ponto percentual apenas das tarifas, enquanto a inflação é revisada para cima.
00:48Desde fevereiro, os Estados Unidos anunciaram várias ondas de tarifas contra parceiros comerciais e rivais, alguns dos quais responderam com contramedidas.
01:00Mesmo com um crescimento pequeno, a economia global deve ficar livre da recessão.
01:05Mas esse pesadelo ainda paira sobre o México, que arrasta a economia do continente americano para baixo, e os Estados Unidos, que podem pagar um preço alto pelas políticas protecionistas de Trump.
01:18A China, principal alvo das tarifas, pode experimentar seu menor crescimento desde 1990, com apenas 4% de expansão do PIB.
01:28A China, principal alvo das tarifas, pode experimentar seu menor crescimento desde 1990, com apenas 4% de expansão do PIB.
01:30A China, principal alvo das tarifas, pode experimentar seu menor crescimento desde 1990, com apenas 4% de expansão do PIB.

Recomendado