Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
Qual deve ser o futuro da Igreja Católica após a morte do papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21) e terá seu funeral neste sábado (26)? E como o novo pontífice pode definir os próximos passos da Igreja? O correspondente internacional Luca Bassani traz detalhes sobre o assunto.

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#LinhaDeFrente

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Por isso, vamos retornar aqui ao tema principal de hoje.
00:04Eu pergunto qual deve ser o futuro da Igreja Católica após a morte do Papa?
00:12E como é que o novo pontífice pode definir quais seriam os próximos passos da Igreja?
00:19Vamos chamar de novo o Luca Bassani, direto de Roma, já ao entardecer.
00:25São cinco horas, difuso aí, 10h27?
00:27Aqui são 8h30, 8h30 já, 8h27.
00:33É, 20h27, 20h27.
00:37Isso.
00:38Se eu fosse bom de matemática, eu não tinha feito direito.
00:41Meu querido Luca Bassani, a minha pergunta a você é a seguinte, vai um pouco, Rodolfo Maris chegou a levantar essa questão.
00:48O novo Papa dará seguimento à pauta progressista, mesmo que ele seja um conservador?
00:57Ele tem como segurar os avanços trazidos pelo Papa Francisco nesse seu legado?
01:03Olha, Capês, é importante a gente dizer que a distinção entre os cardeais, ela se dá em aqueles que são reformistas e outros que são tradicionalistas.
01:14Mas é importante dizer que um Papa reformista, ele pode defender reformas em certos aspectos e não em outros.
01:21Então, quando a gente tenta trazer a direita e a esquerda para a discussão religiosa, discussão litúrgica, ela acaba muitas vezes não se aplicando de forma perfeita.
01:30É importante a gente dizer que o Papa Francisco, ele era um Papa reformista, progressista em quase todas as frentes.
01:36Nós temos alguns cardeais nomeados por ele que defendem também a proteção do meio ambiente ou defendem a maior justiça social, o pagamento de dívidas históricas dos países europeus com a África, com a América Latina, com a Ásia.
01:49Mas em questões do comportamento, em questões relacionadas aos direitos dos LGBTs, da comunhão aos divorciados, ao aborto, aí são muito mais conservadores e não são convergentes com a visão de Francisco.
02:03É importante a gente ter essa noção.
02:05Tem aqueles que são mais conservadores e tradicionalistas, que querem manter a igreja como ela era, talvez, no século XX, aquilo que representava, talvez, Bento XVI,
02:15Joseph Ratzinger, aquilo que representava, talvez, a igreja católica antes do concílio Vaticano II, que teve na década de 60, entre 68 e 70, do Papa João XXIII.
02:29Então, essa é uma importante distinção para a gente saber o futuro da igreja.
02:34O que se escuta falar aqui nas ruas de Roma, o que se escuta falar até mesmo daqueles cardeais brasileiros que participarão do conclave?
02:42Provavelmente, a igreja escolha alguém que seja reformista no aspecto de ter um diálogo interreligioso, ou seja, dialogar bem com os cristãos ortodoxos, dialogar bem com os muçulmanos, com os judeus, com os budistas,
02:56para também colocar-se em uma posição de maior tolerância, mas seja alguém que traga a igreja um pouco mais para a sua eucaristia mais clássica, se assim podemos dizer.
03:07Então, um moderado é bem cotado para ser o futuro Papa.
03:11Mas, como a gente sempre diz aqui, qualquer um daqueles cardeais que participará do conclave poderá se tornar o próximo pontífice, o sumo pontífice, o próximo bispo de Roma.
03:22Na ocasião da eleição de João Paulo II, ele não era nem entre os mais cotados e acabou sendo eleito e aclamado e sendo um Papa por 26 anos,
03:31dos mais queridos e aqueles que as pessoas têm a melhor recordação.
03:36Ele que foi um reformista no aspecto da liberdade religiosa, do diálogo interreligioso, mas era um conservador, um tradicionalista no papel da mulher dentro da igreja,
03:45em relação à permissão ou não do aborto, de outras práticas relacionadas à comunidade LGBT.
03:54Então, a gente vê que talvez seja um Papa neste perfil que a igreja quer, porque nos lugares onde a igreja mais cresce,
04:00América Latina, África Subsaariana, Sudeste, Asiático, as populações são conservadoras no aspecto social.
04:08Não aprovam, obviamente, o uso das drogas.
04:11Elas vêm com maus olhos.
04:13A união de pessoas do mesmo sexo ser abençoada pela igreja também não concordam com o aborto.
04:19Então, a igreja sabe que tem uma demanda por um líder talvez mais conservador nos locais onde tem maior crescimento demográfico dos fiéis católicos.
04:29Essa é uma resposta que teremos só daqui talvez 20 dias, 30 dias, mas que será especulada com os vários nomes dos cardeais
04:37à medida que eles vão chegando à Santa Sede e vão também concedendo entrevistas para sabermos onde que a opinião pública vai apontar.
04:44Essa que também é importante na decisão do conclave, apesar do isolamento absoluto ao qual são submetidos os cardeais durante o período do conclave.
04:55Luca Bassani, muito obrigado. Aproveite a noite na bela Roma.

Recomendado