Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a dívida pública bruta do Brasil vai subir de 87,3% do PIB em 2024 para 92% do PIB neste ano, alcançando perto de 100% do PIB em quatro anos. Alan Ghani analisou.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/hx6X2Num_6c

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Fundo Monetário Internacional estima que a dívida pública bruta brasileira vai subir de 87,3% do PIB em 2024 para 92% do PIB neste ano, alcançando perto de 110% do PIB em quatro anos.
00:16Alan Gani participa aqui conosco do Jornal da Manhã. O que é que significa isso, Gani? Bom dia para você.
00:21Bom dia, Nonato. Bom dia a toda a nossa audiência. É um patamar bastante perigoso. A gente está falando de uma dívida pública que está na ordem da pandemia sem ter tido uma pandemia.
00:37Isso porque o governo não consegue fechar as suas contas, ou seja, ele gasta mais do que arrecada, mesmo excluindo as despesas com juros, o que a gente chama de resultado primário.
00:50Para ter uma estabilização da dívida pública, a gente deveria estar falando aqui, Nonato, de um resultado primário positivo, um superávit de 2 a 2,5% do PIB.
01:01Mas a verdade é que no ano passado esse resultado foi um déficit de menos 0,4% do PIB e tudo indica que em 2025 também haverá um déficit primário em relação ao PIB.
01:15E isso vai fazendo com que o governo tenha que pegar mais recursos emprestados da sociedade porque não consegue se financiar apenas com os impostos.
01:25E aí a dívida aumenta. Com a dívida neste patamar, a taxa de juros aumenta porque fica muito arriscado emprestar dinheiro para o governo.
01:34O prêmio pelo risco aumenta e isso tem impacto em todo o setor produtivo.
01:39O título da dívida acaba sendo um balizador para o custo de capital de terceiros das empresas, por exemplo, como a empresa emite uma debêntria, e o custo de capital próprio também.
01:51Então isso é um sinal bastante ruim, afeta também as expectativas.
01:56Agora o mais triste disso tudo é que o próprio governo já admitiu que em 2027 as contas públicas vão ter um colapso.
02:04E aí, vai ficar por isso mesmo?

Recomendado