São moradores do residencial Pouso do Aracanga. Eles temem ser prejudicados por causa do sorteio feito pela prefeitura de Ananindeua. Eles estão com cartazes com as seguintes frases: “Fomos injustiçados nesse sorteio”; “Queremos um novo sorteio”.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Está sendo realizado na manhã de hoje, segunda-feira, um protesto aqui em frente à Prefeitura de Ananindeua.
00:07São moradores do residencial Pouso do Aracanga que temem ser prejudicados devido ao sorteio feito pela Prefeitura de Ananindeua.
00:16Eles trazem cartazes aqui com as seguintes frases, fomos prejudicados nesse sorteio, queremos um novo sorteio e etc.
00:22O Ministério das Cidades, inclusive, junto com a Caixa Econômica Federal, já afirmaram que não foram informados previamente desse sorteio das unidades habitacionais do residencial Pouso do Aracanga, no município de Ananindeua, no último dia 1º de maio.
00:37De acordo com moradores, são cerca de 1.344 unidades e somente cerca de 200 nomes foram citados no sorteio e na lista final que foi divulgada pela Prefeitura.
00:48Em nota divulgada na última sexta, os dois órgãos federais informaram que a iniciativa conduzida pela Prefeitura ocorreu sem a devida autorização do governo federal,
00:58em desacordo com a portaria do Ministério das Cidades, que estabelece que eventos dessa natureza devem ser solicitados com, no mínimo, 30 dias de antecedência e formalmente comunicados à Caixa Econômica e também ao Ministério das Cidades.
01:13Um dos representantes dos moradores, Hamilton, fala do descaso da Prefeitura de Ananindeua em relação aos moradores do Pouso do Aracanga.
01:21Nós queremos resposta do prefeito Daniel, nós queremos respostas, a gente quer um sorteio digno que represente realmente o Minha Casa Minha Vida, que é um projeto do governo federal.
01:33A gente quer legitimidade, porque esse povo aqui, infelizmente, a gente tem que ir para a rua para reivindicar os nossos direitos, porque não pode.
01:42Como é que nunca na história do Brasil aconteceu um sorteio tão absurdo como esse que ocorreu no dia 1º da Arteiral 18?
01:49Outra das moradoras, Janilce, afirma que é muito estranho que somente poucos nomes tenham sido citados na lista,
01:56sendo que outros nomes também foram citados no telão do sorteio do dia 1º de maio.
02:01Gente, tem pessoas aqui, como uma senhora e uma mãe aqui, não tenho casas, entendeu?
02:07Aqui a gente está apelando que é nosso.
02:10Então, por que eles oferecem uma coisa?
02:11Nós queremos saber para onde foi essas 1.344 casas, que ali não foram nem 200 nomes selecionados, sorteados, né?
02:20Com informações da redação integrada de O Liberal, Luizinho Moura, para a Liberal Mais, você ouve e vê de onde estiver.