Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Uma delegação da Rússia chegou a Istambul nesta quinta-feira (15) para o que podem ser as primeiras conversações diretas de paz com a Ucrânia em mais de três anos, mas sem a presença do presidente Vladimir Putin.

Créditos: AFP
Capa: Pavel Bednyakov/POOL/AFP

Leia mais:
https://www.em.com.br/internacional/2025/05/7147139-delegacao-russa-sem-putin-chega-a-istambul-para-negociacoes-de-paz-com-a-ucrania.html


=================================================
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/@correio.braziliense

Siga o Correio Braziliense nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/correio.braziliense/
Twitter - https://twitter.com/correio
Facebook - https://www.facebook.com/correiobraziliense/
=================================================

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O presidente russo Vladimir Putin não faz parte da lista de negociadores divulgada pelo Kremlin nesta quarta-feira.
00:08O grupo que vai viajar para Istambul para negociações com a Ucrânia, os primeiros contatos diretos entre os dois lados em mais de três anos, é formado por uma equipe de nível inferior.
00:18Foram confirmados o conselheiro presidencial Vladimir Medinsky, o vice-ministro das Relações Exteriores Mikhail Galuzin e o vice-ministro da Defesa Alexander Fomin.
00:27Além de Putin, outros nomes de primeiro escalão, como o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o conselheiro de Política Externa do Kremlin, Yuri Uchakov, também ficaram de fora do encontro, apesar de terem liderado rodadas anteriores de negociações com os Estados Unidos.
00:44O anúncio acabou com as esperanças de que o líder russo se reunisse com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
00:50A última vez que russos e ucranianos tiveram negociações diretas foi em março de 2022, um mês após o início da ofensiva russa na Ucrânia.
00:59Zelensky, que no domingo afirmou que participaria pessoalmente da reunião, já havia alertado que a ausência de Putin seria interpretada como falta de vontade de alcançar a paz.
01:09Nesta quarta, o presidente ucraniano disse que aguardaria os nomes da delegação russa para saber quais medidas tomar, destacando que a Ucrânia está pronta para qualquer forma de negociação.
01:20Putin exige que a Ucrânia renuncie à adesão à OTAN e garante que manterá os territórios ucranianos anexados.
01:26Mas essas condições são inaceitáveis para Kiev e aliados.
01:30O governo ucraniano quer garantias de segurança sólidas para evitar qualquer novo ataque russo e que o exército de Moscou se retire de seu território.
01:39Os europeus aliados da Ucrânia ameaçaram a Rússia com sanções massivas se um cessar-fogo não for alcançado nos próximos dias.
01:48Enquanto isso, a União Europeia aprovou um 17º pacote de restrições contra Moscou nesta quarta-feira.

Recomendado