WWF: 67% da vida selvagem global pode desaparecer até 2020

  • há 8 anos
Estamos à beira de uma extinção em massa à escala planetária. O aviso é do Fundo Mundial para a Natureza (em inglês: WWF – World Wide Found for Nature).

Segundo o relatório Planeta Vivo, divulgado esta quinta-feira, a vida selvagem global pode sofrer uma redução de até 67% num período de apenas 50 anos que termina no final de 2020.

Our magnificent planet faces many risks, from pollution to #ClimateChange☹️ Learn more in the #LivingPlanet Report→ https://t.co/nLnBK9yk8d pic.twitter.com/fKPFmeIc9s— WWF (@WWF) October 27, 2016


Entre 1970 e 2012 as populações de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis, do planeta, sofreram um decréscimo de 58%.

Para a organização não-governamental, as razões são conhecidas, como evidencia Trevor Hutchings, do WWF: “Nós conhecemos as causas deste declínio ambiental. Coisas como a poluição, o consumo excessivo, a destruição dos habitats, o uso excessivo de água, a pesca excessiva. Tudo isto é agravado pelos efeitos das alterações climáticas.”

A coordenadora do relatório “Planeta Vivo”, Louise Mcrae, sublinha que “é importante saber que estas não são espécies que se estão a perder, ou mesmo populações que se estão a perder. Estes são declínios que ainda podem ser revertidos. Nós temos a oportunidade para podermos realmente fazer a diferença e começar a reverter essas tendências. “

Para minorar o impacto da ação humana no planeta, o documento apresenta algumas soluções para alterar a forma como se produzem e consomem os alimentos, mas garantindo que o mundo se mantenha alimentado de forma sustentável.

Para o Fundo Mundial para a Natureza é necessária uma “mudança urgente do sistema, do comportamento individual, das empresas e dos Governos” e da gestão dos recursos naturais.

The evidence has never been clearer, humanity is pushing the to its limitsIt’s time to show we care→https://t.co/vLzKV25EWk #LivingPlanet pic.twitter.com/nkwMcWASPg— WWF (@WWF) October 27, 2016

Category

🗞
News

Recomendado