HINO DE PIRATINI-RS (LETRA E MÚSICA)

  • ano passado
Piratini é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Fundada por açorianos no final do século XVIII, célebre pelo fato de ter sediado uma das primeiras experiências republicanas da América Latina e única brasileira antes da Proclamação da República do Brasil em 15 de novembro de 1889, à época da secessão da província de São Pedro do Império do Brasil durante a Revolução Farroupilha (1835-1845),sendo a primeira sede oficial da República Rio-Grandense ou República do Piratini, entre 11 de setembro de 1836 e 15 de julho de 1842.

Os povos formadores
O índio
No Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, o território do Estado era habitado por povos indígenas. Os guaranis possuíam uma cultura do tipo floresta tropical. Baseavam sua economia numa horticultura tecnicamente muito simples.Estes nativos utilizavam a terra no sistema de derrubada e queimada ou coivara. Semeavam e colhiam a mandioca, o fumo, o milho, a batata-doce, o feijão, o algodão, a abóbora, e a erva-mate. Caçavam e pescavam com arcos e flechas, além de usarem armadilhas e conheciam técnicas de tecelagem e da cerâmica. Obtinham todo o amido de que necessitavam na alimentação através da horticultura e as proteínas por meio da caça e pesca, de maneira de deveriam alternaras duas atividades.

Moravam em grandes casas comunais, de madeira e palha, onde dormiam em redes. Conheciam a tecelagem, o traçado e a cerâmica. Navegavam nos rios em canoas de troncos ou cascas de árvores. Costumavam enterrar seus mortos, direta ou indiretamente, em vasilhas de cerâmica. Guerreavam com arco e flecha e tacapes. Adotavam a antropofagia quando em guerra, alimentando-se de seus inimigos, entre os mais bravos.

Segundo descrição de Auguste de Saint-Hilaire em 1820, quando em visita ao Rio Grande do Sul: "Eram homens de porte médio, parecendo pequenos devido a largura desconforme de seus corpos. Tinham o pescoço muito curto, a cabeça grande e alongada, cara larga, olhos compridos, estreitos e um pouco divergentes; sobrancelhas negras, cheias e arqueadas; nariz comprido e largo, boca muito grande; cabelos negros e compridos, tez bistreamarelada e, sobretudo nádegas volumosas. Tinham espádua e peito mais largos e membros geralmente mais carnudos.

Os padres jesuítas que deram a primeira civilização o Rio Grande do Sul, fizeram profunda penetração no "país" dos Tapes, que se espalharam por diversas zonas. Aurélio Porto, que analisou com segurança a obra genial dos jesuítas, mostra em levantamentos cartográficos e documentais o que foram as relações dos sacerdotes e os primitivos habitantes de Piratini.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Piratini#Piratini_hoje

Recomendado