Novembro Roxo | Interessa Podcast

  • há 9 meses
O Brasil é o décimo país com maior número de nascimentos prematuros no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A prematuridade, definida como o nascimento antes da 37ª semana de gestação, é a principal causa de mortalidade infantil no país e pode trazer sequelas físicas, cognitivas e emocionais para os bebês.

Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), a taxa de prematuridade brasileira foi de 11,1% entre 2011 e 2021 – mundialmente, a prevalência de partos prematuros varia de 5% a 18%, conforme dados recentes da OMS. Isso significa que, em média, mais de 300 mil bebês nascem prematuros por ano no Brasil, o equivalente a mais de 900 por dia. Mundialmente, esse número alcança a marca de cerca de 15 milhões.

Quais são as causas da prematuridade? Quais são os fatores de risco relacionados à saúde materna e à saúde fetal. Como prevenir o parto prematuro? Além disso, quais os cuidados os bebês prematuros necessitam?

Esse é o tema do Interessa desta segunda-feira (13/11). É às 14h no Youtube de O TEMPO. Estamos também na FM O TEMPO 91,7 e no Spotify. Se faz parte da sua vida, Interess@!