QUE BOM TE VER VIVA (De Lúcia Murat, 1989)

  • há 8 meses
Sinopse:
Filme em formato de documentário.
Dirigido pela cineasta Lúcia Murat, o filme é protagonizado por Irene Ravache em uma personagem anônima e retrata a situação da tortura vivida durante a Ditadura militar no Brasil.

Murat, que foi torturada no período da ditadura militar, narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o regime. Há uma série de depoimentos de guerrilheiras e cenas do cotidiano dessas mulheres que recuperaram, cada uma à sua própria maneira, os vários sentidos de viver. São sete depoimentos gravados e um oitavo de uma vítima anônima que não quis se identificar.

Paralelamente as personagens reais, que são diferenciadas da ficção pelas formas de filmagem, Irene Ravache interpreta uma personagem anônima que delira e fantasia em um monólogo.

Pela atuação no filme, Irene Ravache foi laureada com os principais prêmios do cinema brasileiro, o Troféu Candango de Melhor Atriz do Festival de Brasília, o Troféu APCA e o prêmio do Festival Sesc Melhores Filmes.

Elenco:

- Irene Ravache como a personagem anônima.
- Criméia Schmidt Almeida, Maria Luiza Garcia Rosa, Estrela Bohadana, Regina Toscano, Jesse Jane, Rosalina Santa Cruz e Maria do Carmo Brito como as personagens reais.

Recomendado