O Duelo entre Carlos Lindenberg e Lauro Faria Santos - 1935

  • há 3 meses
O Duelo entre os Deputados Carlos Lindenberg e Lauro Faria Santos (Rio de Janeiro - 1935).

O Duelo entre os deputados Carlos Lindemberg e Lauro Faria Santos em 24/01/1935.

Durante uma discussão na câmara os deputados o deputado Lauro foi agredido com um saco no rosto após ter caluniado do deputado Carlos Lindemberg.
Após o incidente o deputado Lauro Faria Santos desafiou Lindemberg para um duelo de armas.

O convite para o duelo foi intermediado pelos deputados Campos Amaral e Laert Brígido, ex-prefeito de Vitória.
Encontraram-se as testemunhas do deputado Lauro e as do deputado Lindemberg, os colegas Fernando de Abreu e o Capitão José Lindemberg no Magnífico Hotel onde as escusas foram aceitas e reinou a paz.

- Reunidas estas no Magnifico Hotel, as testemunhas do deputado Carlos Lindenberg declararam às do deputado Lauro Faria Santos que aquelle affirmara que a offensa incriminada fôra um gesto impensado e incentivo de reação physica feito sem intenção de aviltar, e que era o primeiro a lastimar a feição porventura aviltante. Reconheceu, outrossim, que o aggredido reagira promptamente e que não proseguirá no revide por não teverem impedido os collegas.
Não obstante, de accordo com os imperativos de sua honra, acceitaria o desafio, mas, não o movendo o odio contra o contendor e obedecendo a sua propria formação moral e religiosa, attraria em vão, deliberadamente. Deante disto, as testemunhas do deputado Lauro Faria Santos, fazendo justiça aos sentimentos de dignidade d’este, e por julgallos perfeitamente resguardados, declararam dispensavel proseguir nos entendimentos para o desejado encontro, e, qua ellas, elle não poderia comparecer para matar um adversario que não se defenderia.

A respeito de tudo foi lavrada uma acta em duplicata - concluiu o orador.

Category

📚
Learning

Recomendado