• ano passado
O programa Câmara Jovem da Câmara Municipal de Cascavel recebeu destaque na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante evento na manhã de terça-feira (05) em que foi feito o lançamento da cartilha “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”. O Legislativo municipal foi representado pela vereadora Professora Beth Leal (Republicanos) e pela coordenadora da Escola do Legislativo, Jane Scimeoni.

A servidora cascavelense fez uma apresentação de 20 minutos no evento, explicando a estrutura e o funcionamento da Câmara Jovem de Cascavel, e dando como exemplo a agenda das sessões dos vereadores jovens neste ano de 2024. A coordenadora da Escola do Legislativo foi convidada a abrir as falas logo após o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), já que Cascavel se destaca e foi citada na cartilha como a Câmara Jovem mais antiga do Paraná, criada em 2007 e ainda em atividade. Ela representou no evento a coordenadora da Câmara Jovem, Ana Júlia Busnello.

“Em Cascavel, o Legislativo tem o privilégio de coordenar há 17 anos o programa Câmara Jovem e há dois anos o Câmara Mirim, verdadeiras escolas de cidadania que aproximam jovens dos processos legislativos e incentivam a participação pública. Mesmo sem uma lei específica ou orçamento próprio, conseguimos, com dedicação, proporcionar uma experiência transformadora a cada jovem que participa”, declarou Jane Scimeoni. Depois dela, falaram os representantes de São José dos Pinhais, Palmeira e Maringá.

Antes de Traiano, a solenidade já havia sido aberta com uma palestra do autor do Guia, Edson Gil Santos Jr., que fez o trabalho em parceria com a Assembleia Legislativa. Ele ressaltou a participação juvenil nas câmaras municipais como uma forma de engajamento real dos jovens com os processos decisórios que afetam a sociedade. “Existem alguns fatores importantes e o primeiro deles é a formação de lideranças, pois precisamos de novas lideranças no cenário político, tanto municipal, estadual, e federal também, além disso, a questão do conhecimento, de como funciona o poder legislativo e as tomadas de decisões”, disse ele.

Entrevistada pela assessoria de Comunicação da Alep, a Professora Beth Leal falou do motivo da Câmara de Cascavel ter apostado na politização da juventude. “Com estes projetos passamos a ver a representatividade do legislativo no sentido de formação da população, do que é a política, de como ela deve acontecer e da importância da participação de todos, especialmente do público jovem. Cada vez mais é preciso que a sociedade entenda que o seu papel e a sua presença nestes espaços. É preciso incentivar as nossas crianças e jovens para que se envolvam e estejam presentes na vida de quem decide a sociedade”, completou a vereadora.

Recomendado