Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 5 dias
O escritório britânico Pogust Goodhead, que representa vítimas da tragédia de Brumadinho contra a Vale, enfrenta uma grave crise financeira. Uma auditoria apontou “incerteza material” sobre sua capacidade de continuar operando, com dívida líquida superior a R$ 3,2 bilhões.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/v3-6QHE6c34

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Temos mais informações com a reportagem ao vivo. Um jornal inglês informou que o escritório, que representa as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, na corte britânica, possui dívidas de mais de um bilhão de reais.
00:13Rodrigo Costa está de volta com informações em Minas aqui pra gente. Processo que se arrasta aí já há algum tempo, né Rodrigo?
00:19Correto, Nonato. Se arrasta já há algum tempo e esse escritório britânico de advocacia, que é o Pogos Goodhead, tinha dívidas com vencimento em curto prazo de 522 milhões de libras em 2022.
00:33As contas foram publicadas na terça-feira, dessa semana, com 18 meses de atraso, segundo dados analisados pelo jornal The Law Society Gazette, especializado em advocacia na Inglaterra e também no país de gás.
00:47Auditores que analisaram as contas mencionaram o risco de incerteza material quanto à capacidade da empresa de arcar com as suas obrigações.
00:56As contas, elas mostram que o diretor da empresa, que é o Tom Goodhead, recebeu aproximadamente 4 milhões de libras como adiantamento.
01:05Segundo a reportagem, grande parte da quantia não havia sido paga até o final do exercício e o saldo devedor não tinha garantia.
01:15Era isento de juros e também pagável à vista. Depois da data do balanço, a dívida acabou sendo perdoada.
01:23O balanço do ano de 2023 ainda não foi divulgado.
01:27A Pogos Goodhead representa, em ação no Reino Unido, cerca de 620 mil vítimas do rompimento de 2015 da barragem de Samarco,
01:37uma Joy Venture da Vale com a BHP Biriton em Mariana.
01:41As indenizações para as vítimas devem chegar a 36 bilhões de libras.
01:47O escritório vai cobrar honorários advocatícios que poderão chegar a 30% do valor que será recebido, que pode vir a ser recebido pelas vítimas.
01:56A fase de audiências e alegações finais do processo em Londres começou em outubro de 2024 e acabou em março deste ano.
02:06O veredito deve sair até o final de 2025 e caso a mineradora seja responsabilizada pelo desastre, haverá uma nova fase do julgamento para determinar os danos causados e o montante a ser pago.
02:20De acordo com o Tom Goodhead, a decisão deve sair até o ano de 2028.
02:26E 28, nonato, ou seja, ainda vai se arrastar por mais um bom tempo.
02:31E fora essa questão psicológica, né, porque você já perdeu parente ou você foi vítima dessa situação, ainda tem que lidar com a possibilidade de que o seu escritório que está te representando tem uma dívida bilionária.
02:42Então você fica absolutamente bem e tranquilo.
02:45Muito obrigado, Rodrigo Costa, com informações em Minas.
02:47Obrigado.

Recomendado