• há 2 meses
A Inauguração das Estações de Araguaya e Engenheiro Reeve (1902)

Com todo o jubilo transcrevemos a seguinte noticia do nosso respeitado collega Estado do Espirito Santo:
«Sabemos estar marcado o dia 15 do corrente, para ter lugar a inauguração das estações Araguaya e engenheiro Reeve, da estrada de ferro Sul do Espirito Santo.
O acto da inauguração será honrado com a presença de s. ex. o sr. dr. presidente do Estado.»

Conforme noticiamos foram inauguradas a 15 as estações Araguaya e Engenheiro Reeve, na E. F. Sul do Espirito Santo.
O presidente do Estado, exma. familia e convidados partiram em trem especial, ás 11 horas e 20 minutos da manhã, da estação central, chegando ao ponto terminal ás 2 horas e 50 minutos da tarde, tendo tocado nas estações de Jucú, Santa Isabel e Floriano Peixoto, onde recebeu alguns convidados.

D. Fernando Monteiro, bispo desta diocese, que acompanhou o dr. Moniz Freire, chegando á estação terminal benzeu-a e á locomotiva, como já havia feito na estação de Araguaya.
A directoria da estrada offereceu ligeiro lunch aos convidados da festa, a que concorreu extraordinario numero de moradores daquellas paragens, além de populares que seguiram da capital em dois trens.
Lavrado o termo de inauguração, assignado por todos os presentes, o dr. Moniz Freire, em phrases brilhantes, saudou o futuro do Estado e em seguida fez-se ouvir o dr. Reeve, saudando o presidente pela abnegação, esforço e coragem desenvolvidos em pról do progresso do Estado.

O sr. Rizzetti, consul da Italia, usando tambem da palavra, salientou as vantagens da immigração italiana, manifestadas pelo estabelecimento dos pequenos lavradores, e fazendo votos para que ella se desenvolva..
Por occasião do lunch o dr. Moniz Freire saudou os drs. Cerqueira Lima e José Marcelino, que agradeceram, saudando o dr. Silvino de Faria, director da estrada, e seu ajudante dr. Praxedes.

Recomendado