Os Concílios da Igreja Cristã 6º parte - O Concílio da Calcedônia (Council of Chalcedon) parte 3
#bíblia #calcedonia #concilio #jesus #bíblia #conciliodacalcedônia #teologia #CouncilofChalcedon
#bíblia #calcedonia #concilio #jesus #bíblia #conciliodacalcedônia #teologia #CouncilofChalcedon
Categoria
📚
AprendizadoTranscrição
00:00O Conselho da Calcedônia Terceira Parte
00:02Dando continuidade aos cânones determinados no concílio seguem
00:0711. Decretamos que, sujeito a exame, todos os indigentes e necessitados devem viajar somente com cartas eclesiásticas, ou cartas de paz, e não de recomendação, pois é apropriado apenas que pessoas respeitáveis recebam cartas de recomendação.
00:2511. Tomamos conhecimento de que, contrariamente aos regulamentos eclesiásticos, alguns recorreram às autoridades civis e dividiram uma província em duas por mandato oficial, resultando na existência de dois metropolitas na mesma província.
00:4112. O sagrado sínodo, portanto, decreta que no futuro nenhum bispo ousará fazer tal coisa, pois quem tentar correrá o risco de perder sua posição.
00:52Os lugares que já foram honrados por decreto imperial com o título de metrópole devem tratá-lo simplesmente como honorário, e isso também se aplica ao bispo que ali estiver encarregado da igreja, sem prejuízo, é claro, dos direitos próprios, da metrópole real.
01:0913. Treze clérigos e leitores estrangeiros sem cartas de recomendação de seu próprio bispo são absolutamente proibidos de servir em outra cidade.
01:1814. Como em certas províncias foi permitido aos leitores e cantores casar-se, o sagrado sínodo decreta que nenhum deles pode casar-se com uma esposa de opiniões heterodoxas.
01:3015. Se os que se casaram já tiveram filhos, e se já os batizaram entre hereges, devem introduzi-los na comunhão da igreja católica.
01:3816. Se não foram batizados, não podem mais batizá-los entre hereges, nem mesmo casá-los com um herege, um judeu, ou um grego a menos, é claro.
01:4816. Que a pessoa que se casará com o ortodoxo prometa converter-se à fé ortodoxa, se alguém transgredir este decreto do sagrado sínodo, esteja sujeito à pena canônica.
01:5917. Nenhuma mulher com menos de 40 anos deve ser ordenada diaconisa, e somente após um exame minucioso.
02:0818. Se, após receber a ordenação e passar algum tempo no ministério, ela desprezar a graça de Deus e se casar, tal pessoa deverá ser anatematizada juntamente com seu cônjuge.
02:2118. Não é permitido a uma virgem que se tenha dedicado ao Senhor Deus, nem a um monge, contrair matrimônio, se for descoberto que o fizeram que sejam excomungados.
02:35No entanto, decretamos que o bispo local tenha o poder de tratá-los com humanidade.
02:4019. Paróquias rurais ou rurais pertencentes a uma igreja devem permanecer firmemente vinculadas aos bispos que as possuem.
02:5120. Especialmente se as administraram contínua e pacificamente por um período de 30 anos.
02:5720. Se, no entanto, dentro de 30 anos, surgir ou surgir qualquer disputa sobre elas, aqueles que alegam ter sido prejudicados podem apresentar o caso ao sínodo provincial.
03:0921. Se houver alguém que tenha sido prejudicado por seu próprio metropolita, que seu caso seja julgado pelo exarca da Diocese ou pela sede Constantinopla, como já foi dito.
03:1922. Se alguma cidade foi recentemente erigida, ou vier a ser erigida posteriormente, por decreto imperial, que o arranjo das paróquias eclesiásticas esteja em conformidade com os regulamentos civis e públicos.
03:3323. O crime de conspiração ou associação secreta é inteiramente proibido até mesmo pelas leis do país.
03:4224. Portanto, é ainda mais apropriadamente proibido na Igreja de Deus.
03:4725. Portanto, se algum clérigo ou monge for descoberto formando uma conspiração ou sociedade secreta, ou tramando contra bispos ou colegas clérigos, que perca completamente sua posição pessoal.
04:0125. Soubemos que nas províncias, os sínodos dos bispos prescritos pelo direito canônico não estão sendo realizados, e que, como resultado, muitas questões eclesiásticas que precisam ser resolvidas estão sendo negligenciadas.
04:1726. Assim, o sagrado sínodo decreta que, de acordo com os cânones dos padres, os bispos de cada província se reúnam duas vezes por ano, em um local aprovado pelo bispo da metrópole, e resolvam quaisquer questões que surjam.
04:3227. Os bispos que não comparecerem, mas que gozem de boa saúde, e estejam livres de todos os compromissos inevitáveis e necessários, mas permaneçam em suas próprias cidades, sejam repreendidos fraternalmente.
04:4728. Como já decretamos, clérigos que servem a uma igreja, não estão autorizados a se filiar a uma igreja em outra cidade, mas devem se contentar com aquela em que foram originalmente autorizados a ministrar, exceto aqueles que foram deslocados de seu próprio país, e forçados a se mudar para outra igreja.
05:0829. Se, posteriormente a esta decisão, algum bispo receber um clérigo que pertença a outro bispo, fica decretado que tanto o recebido quanto o recebedor serão excomungados até que o clérigo que se mudou retorne à sua própria igreja.