• há 8 anos
Saiba mais sobre este assunto em nosso blog: https://misteriosantiguidade.blogspot.com.br/2018/01/o-grande-terremoto-de-1906.html

Precisamente às 5h12 da madrugada, um tremor de pouco mais de um minuto bastou para iniciar uma catástrofe que deixou cerca de 250 mil desabrigados, além de causar a morte de 3 mil pessoas segundo os cálculos mais conservadores. A cidade, que até o dia anterior havia sido um pólo de eventos culturais e de prosperidade econômica, foi completamente arrasada.

Mais devastador que o terremoto em si, que alcançou 7,8 pontos na escala Richter, foram os pós-abalos e incêndios ocorridos pouco depois e de forma natural em algumas áreas da cidade, onde as instalações de gás vazaram. Em outros lugares, os desastres foram provocados. Alguns proprietários atearam fogo às suas propriedades. Eles tinham seguros contra incêndios, mas não contra os danos provocados por um tremor.

Com os principais encanamentos danificados, os bombeiros foram incapazes de deter as chamas, que logo alcançaram o distrito financeiro e não demoraram a se alastrar pelas colinas e suas mansões.O terremoto, o pior desastre natural sofrido por uma cidade americana até hoje, foi tão forte que chegou a ser sentido no estado do Oregon, ao norte, e em Los Angeles, ao sul da Califórnia.

O fenômeno abalou o mundo. Em parte, por ter sido a primeira catástrofe natural mostrada por fotografias, graças às primeiras câmeras populares, que a Kodak tinha lançado no mercado seis anos antes. Este vídeo mostra imagens raras deste acontecimento histórico.

Saiba mais sobre este assunto em nosso blog: https://misteriosantiguidade.blogspot.com.br/2018/01/o-grande-terremoto-de-1906.html

Recomendado