• há 2 meses
Moniz Freire recepcionado por Affonso Penna (Ouro Preto - 1892)

O ESTADO DO ESPIRITO-SANTO
ORGÃO DO PARTIDO REPUBLICANO CONSTRUCTOR
VICTORIA, Terça-feira, 20 de Setembro de 1892

Espirito Santo e Minas

Sob esta epigraphe reproduziramos o quanto publicou a illustrada imprensa do Rio de Janeiro e de Ouro Preto sobre a viagem do illustre Presidente d'este Estado, dr. Moniz Freire, á heroica terra mineira.
Assim procedendo, é nosso intuito não só inteirar os leitores dos detalhe; do honrozissimo acolhimento que ali teve o nosso representante, como tambem demonstrar o nosso apreço e agradecimento ao brioso povo mineiro e aos distinctos collegas de imprensa, pela elavada consideração dispensada ao nosso Estado, na pessoa do seu distincto chefe dr. Mon.z Freire.

Do Pais de 11 do corrente:
« Parte hoje para Ouro Preto o dr. Moniz Freire, illustre governador do Estado do Espirito Santo, que ali vai tratar de negocios com nuns aos interesses dos dous Estados, por sua natureza geographica destinados a viver na maior fraternidade de relações, auxiliando-se e completando-se mutuamente na suas luctas pelo progresso e pelo desenvolvimento das suas producções, destinadas a se encaminhar para o mesmo porto de exportação - a Victoria, desde que a ligação de Minas com essa capital seja uma realidade.
A estrada de ferro de Pessanha á Victoria, passando por Natividade, está destinada a ligar por vinculos indestructiveis os interesses commerciaes e economicos dos dois povos, e a libertar o grande Estado de Minas das peias que, á falta de um porto de mar, tem creado ao seu progresso e á sua prosperidade. »

Do Jornal do Commercio de 13:

« OURO PRETO, 12 DE SETEMBRO.- Chegou hontem a esta cidade o dr. Moniz Freire, presidente do Estado do Espirito Santo.

Apezar do atrazo do expresso, que aqui chegou á meia-noite, extraordinaria foi a concurrencia de povo ao de embarque de tão distincto hospede.
Foram esperal-o na estação o conselheiro Affonso Panna, presidente do Estado, secretarios da agricultura e interior, chefe de policia, presidente da camara municipal, senadores, deputados, commandante geral dos corpos militares e demais officiaes de guarnição, banda de musica do 31° batalhão de infantaria e guarda de honra prestada pelo 1° corpo de policia, funccionarios publicos, estudantes de diversos cursos e uma enorme multidão de povo.

Recomendado