Vitória - Cidade-Presépio do Brasil (Diario do Paraná - 1974)

  • mês passado
Vitória - Cidade-Presépio do Brasil (Diario do Paraná - 1974)

**Vitória - Cidade-Presépio do Brasil**
*Diário do Paraná - 1974*
**TURISMO**
*Diário do Paraná - Domingo, 28/4/74*
*Rosy de Sá Cardoso*

Quadricentenária, mas resurgindo, com projetos em andamento e renovando-se com o passar dos dias, semanas, meses, anos e séculos, Vitória é uma mistura encantadora do antigo e do moderno.

Nas suas encostas, o casario antigo se destaca com graça no verde constante das matas, e, na orla do mar, calmo e convidativo, a cidade moderna desafia e atende aos anseios de todo um povo. Uma capital progressista e alegre.

A ilha de ontem busca se expandir, conquistando áreas próximas, dando origem à **Grande Vitória**, que abraça os municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra.

E a **Ilha do Mel** dos antigos indígenas, que há pouco tempo ultrapassava apenas os 100 mil habitantes, se prepara para integrar definitivamente, em sua população, o potencial humano que vai formar o novo núcleo de mais de 400 mil habitantes.

Nela, tudo é operosidade. Avenidas nascendo, asfaltamento visando a conquista de mais área ao mar, Cidade Industrial em desenvolvimento; são as marcas do progresso evidenciando-se na capital do Espírito Santo.

O comércio moderno se estabelece na Rua Jerônimo Monteiro, e aos poucos vai descobrindo outras ruas paralelas.

A Praça Oito é o centro nevrálgico da vida capixaba. O seu relógio é uma peça de rara significação, pois marca as horas do dia ao som dos primeiros acordes do hino espírito-santense.

Nesta mesma praça situam-se cafés, bares, magazines e casas especializadas em belos artigos tipicamente regionais, como pios de caça, trabalhos em jacarandá, pedras coloridas, artesanato de conchas e uma variada gama de outras lembranças.

Os hotéis se destacam pelo bom serviço que oferecem. O Helal Palace, o mais novo de Vitória, o Cannes Palace Hotel, o Grande Hotel Estoril e o moderno Hotel São José formam a primeira linha da hospedagem capixaba.

Em Vila Velha, distante apenas 10 quilômetros, o Tabajara Praia Hotel, na Praia da Costa, é um convite para uma temporada de descanso e prazer.

Os passeios são variados, e algumas agências de viagens oferecem sugestões para os visitantes. Visitas ao Porto de Tubarão, o maior porto de minério de ferro do mundo; à Fábrica de Bombons Garoto; ao Convento da Penha, no vizinho município de Vila Velha; ao Palácio do Governo e ao túmulo de Anchieta; às praias da capital, especialmente a de Camburi; à Igreja de Santa Luzia; aos clubes sociais; às boates e bares modernos da Praia da Costa e de Camburi; aos museus; ao Teatro Carlos Gomes; ao Parque Moscoso; e ao campus universitário da UFES.

Um passeio de lancha contornando a ilha de Vitória (você sabia que a capital está numa ilha, não sabia?), e ainda passeios aos balneários mais próximos, como Jacaraípe, Nova Almeida, Manguinhos e Carapebus, ou à região das montanhas, como Domingos Martins, Santa Teresa ou Santa Leopoldina.

Category

📚
Learning

Recomendado